domingo, 27 de março de 2011

Aventuras: O senhor do seu nariz, de Álvaro Magalhães

Obra: O senhor do seu nariz e outras histórias
Auto: Álvaro Magalhães
Ilustrador: João Fazenda
Editora: Edições Asa


Turmas participantes:
3º ano (15 de Dezembro de 2010)
3º e 4º anos (25 de Janeiro e 22 de Fevereiro de 2011)


Breve Apresentação das Actividades:

Antes da leitura:
- Apresentação da capa da obra com o título tapado, sendo pedido às crianças que identifiquem a personagem que nela está representada. As crianças, de um modo geral, associam a imagem da capa ao Pinóquio e aproveitamos para pedir que nos façam um reconto oral desta história. 
- Selecção de 6 ilustrações de momentos importantes da história. Estas devem ser coladas progressivamente num placard, pedindo às crianças que criem oralmente uma história à medida que vão observando as ditas ilustrações.
- Mostrar o verdadeiro título da obra e procurar estabelecer ligações com a história anteriormente criada.


Durante a leitura:
- Leitura expressiva da obra, fazendo uso do placard com as ilustrações e parando oportunamente para dialogar com as crianças. 


Depois da leitura:
- Quadro do corpo humano: é apresentado aos alunos um quadro com o corpo humano e com etiquetas associadas a diversas partes do mesmo. Apenas uma está preenchida, a do nariz, pois essa tem direitos de autor (explicar o conceito de direitos de autor, se necessário). Inicia-se assim um jogo: é seleccionado um aluno e, de dentro de uma caixa, é tirada uma etiqueta com o nome de uma parte do corpo. Desta feita, a criança será convidada a escrever uma história cujo título deverá  começar por "O senhor(a)" ou "O menino(a) do seu(ua)", acrescentando-lhe a parte do corpo que lhe calhou no sorteio. O mesmo processo deve ser repetido com todos as crianças. À medida que as etiquetas vão sendo retiradas da caixa, devem ser coladas no quadro. 


Aqui ficam algumas fotografias dos materiais utilizados nestas sessões.




Livro com o título escondido

Placard com as ilustrações seleccionadas

Placard do corpo humano que serve de base ao jogo de escrita

Caixa com etiquetas para o placard do corpo humano

Conteúdo da caixa

0 comentários:

Enviar um comentário