sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aventuras: O camaleão preguiçoso, de Vergílio Alberto Vieira

Obra: O camaleão preguiçoso
Autor: Vergílio Alberto Vieira
Ilustrador:Elsa Fernandes
Editora: Trampolim

Livro recomendado pela Casa da Leitura.

Turmas participantes e datas:
3º ano (20 de Outubro de 2010)


Breve descrição das actividades:

Antes:
- Caixa floresta: às crianças é apresentada uma caixa dentro da qual estão ilustrações da obra que representam os diferentes animais que aparecem na mesma. Essas ilustrações vão sendo retiradas da obra e os alunos descrevem-nas e tentam relacionar estes animais e construir uma história oral com os mesmos. 

Durante:
- Leitura expressiva da história recorrendo às ilustrações que foram colocadas num quadro previamente preparado para o efeito.

Depois:
- A arca de Noé: no decorrer da obra lida é feita uma referência à arca de Noé. As crianças são questionadas acerca do que será esta arca e procedesse a uma discussão oral. É então apresentada às crianças uma representação da arca de Noé dentro da qual se encontram diversos animais. Desta feita, os alunos são organizados em pares e para cada par é retirado da arca um animal. Para este animal cada par deverá preencher o seu bilhete de entrada na mesma , atribuindo-lhe um nome e características especiais de história. Devem ainda desenhar uma fotografia do mesmo animal.
- Diário de bordo: Cada aluno deverá escrever uma página do diário de bordo, assumindo a personalidade do animal do qual preencheram o bilhete de entrada. As diversas páginas são compiladas num diário. 

Bilhete de entrada dos animais na Arca de Noé e fotografia

Página do Diário de Bordo

Diário de Bordo

0 comentários:

Enviar um comentário