quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aventuras: O Menino Escritor, de Rosário Alçada Araújo

Obra: O menino escritor
Autor: Rosário Alçada Araújo
Ilustrador: Catarina França
Editora: Quidnovi


Turmas participantes e datas:
4º ano de ambas as escolas (26 e 27 de Abril de 2011)


Breve descrição das actividades

Antes
- Livro de Encantar: é apresentado às crianças um livro-caixa feito à imagem do Livro de Encantar que aparece na obra a ser lida. Dentro deste livro estão objectos que aparecem na história e que, de alguma forma, são importantes: uma  marioneta que representa uma fada, uns sapatos, uma varinha de condão, letras magnéticas, um bloco de notas e uma caneta, um envelope e ilustrações da obra. Cada um destes objectos vai sendo tirado do livro-caixa, um a um, e as crianças deverão construir uma história partindo destes, procurando relacioná-los e inferir sentidos.
- Book-talk: é introduzida a obra, havendo uma discussão oral acerca do título e da ilustração da capa. 

Durante
- Leitura expressiva da obra acompanhada das ilustrações que se encontravam dentro do livro-caixa e com paragens para questões em momentos oportunos.

Depois
- Aproveitando uma das frases fundamentais da obra, ser escritor é como escrever cartas ao mundo, e depois de se proceder a uma discussão oral acerca da mesma, é pedido às crianças que escrevam uma carta ao mundo acerca do assunto que mais lhes interessar e que acharem que é relevante para o mundo. Devem, de seguida, enviar a carta através do Correio das Histórias. Para tal, é colocado na Biblioteca Escolar, um marco do correio com esse destino.
Livro-caixa: Livro de Encantar

Interior do Livro de Encantar



Momento de discussão oral antes da leitura

Momento de leitura da obra


Marco de Correio onde devem ser depositadas as cartas ao mundo (Gulbenkian)


Correio das Histórias (Pico)

0 comentários:

Enviar um comentário