domingo, 10 de abril de 2011

Encontros com a Leitura 2011

Realizou-se esta sexta-feira, 8 de Abril de 2011, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, uma actividade que vai na sua terceira edição, os Encontros com a Leitura, dinamizados pelo Departamento de Línguas da dita escola.
Ao longo de todo o dia, decorreu uma Feira do Livro (ao cargo da Librobraga), bem como diversas actividades de promoção e valorização da leitura.
Este ano, dois autores marcaram presença nestes Encontros: Fernando Pinheiro, direccionado para os alunos do 3º ciclo e Secundário; e João Pedro Mésseder, cujo público-alvo são os alunos do 1º e 2º ciclos. As crianças e jovens estiveram à conversa com os dois escritores, num ambiente bastante interessante, de partilha de saberes e experiências. 



Fernando Pinheiro

João Pedro Mésseder

Esteve também montada uma exposição com materiais e trabalhos realizados pelos alunos o âmbito das Aventuras de Leitura Escrita.  















Um dos pontos altos do dia foi o Concurso de Poesia subordinado ao tema leitura. Este teve três escalões (1º. 2º e 3º ciclos). Este concurso foi antecedido de um pequeno momento de animação à leitura com a obra A casa da Poesia, de José Jorge Letria. 






Fechando estes encontros com chave de ouro esteve o coro do 3º e 4º anos  de escolaridade, orientado pela professora Inês Sofia. As crianças interpretaram uma música escrita por Pedro Abrunhosa, intitulada "Capitão de Areia", que versa a temática do sonho e do mundo da fantasia repleto de personagens que tão bem conhecemos. Os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade deram também o seu contributo para este momento, distribuindo pelo público pequenos folhetos com a letra da música, ilustrados pelos mesmos após uma actividade de interpretação da letra da música desenvolvida previamente. 






 

Parabéns Inês e Sebastião!

É com muito prazer que informo que já está disponível a 2ª edição do livro “O Homem da Nuvem Escura”, de Inês Vinagre (Prémio Jovens Criadores, Prémio Ferreira de Castro), com ilustrações de Sebastião Peixoto.
                  
A 1ª edição de O Homem da Nuvem Escura esgotou em três meses, constituindo um êxito editorial notável.

Este livro é aconselhado pela Casa da Leitura e mereceu referência especial na Revista Os meus livros.

Crítica à obra


Aventuras: A Menina do Capuchinho Vermelho do séc. XXI, Luísa Ducla Soares

Obra: A Menina do Capuchinho Vermelho do séc. XXI
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Helena Simas
Editora: Livraria Civilização


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.


Turmas participantes e datas:
2º anos (30 de Março e 25 de Maio de 2011)

Breve descrição das actividades:

Antes
- Cesta literária: apresentar às crianças uma cesta com 4 fantoches (a avozinha, a capuchinho, o lobo mau e o lenhador) e um capucho vermelho e perguntar às crianças que história irão ouvir. Muito provavelmente a resposta será que irão ouvir a história da Capuchinho Vermelho. Aproveitando esta resposta pedimos que façam o reconto oral dessa mesma história. 
- Brainstorming da figura do lobo: é apresentado um placard com a figura de um lobo e é pedido que digam características próprias desta figura nas histórias que conhecem. Essa informação é registada neste placard, ao qual se voltará mais tarde. 
- Ilustrações da obra: é mostrado às crianças um cartaz com as ilustrações da obra (todas e organizadas de forma sequencial), sendo-lhes pedido que as observem e que nos contem a sua história.

Durante:
- Leitura expressiva da obra com recurso às ilustrações do cartaz anteriormente utilizado.

Depois:
- Brainstorming da figura do lobo: voltamos ao placard do brainstorming e este é completo com as novas ideias sobre esta figura adquiridas após a leitura da obra (trabalhar a desconstrução da figura do lobo). 
- Diplomas: em conjunto, os alunos passam um diploma à Menina do Capuchinho Vermelho no século XXI e ao João por bom comportamento. Este diploma deve ser enriquecido com os adjectivos que caracterizam estas duas personagens (procedendo, assim, a uma caracterização de ambos). 
- Escrita: respondendo ao apelo final da autora, "Digam lá vocês o que acham que ela resolveu", as crianças escrevem pequenos textos explicando qual foi a decisão da Capuchinho e o que aconteceu daí para a frente. 


Cesta literária com fantoches

Capuz vermelho

Placard para o brainstorming da figura do lobo

Cartaz com as ilustrações da obra

Diplomas paras as duas personagens principais da obra

Antecipação de ideias partindo das ilustrações


Apresentação da obra depois do brainstorming da figura do lobo







Aventuras: O Aquário, de João Pedro Mésseder

Obra: O Aquário
Autor: João Pedro Mésseder
Ilustrador: Gémeo Luís
Editora: Deriva


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. 


Turmas participantes e datas:
1º ano (16 de Fevereiro e 31 de Março de 2011)

Breve descrição das actividades:

Antes:
- Apresentação de um pequeno aquário, explicando que é nele que se passa toda a história que vamos ler. Esse aquário tem dentro alguns peixes indiciando quais serão as personagens principais da obra. É pedido às crianças que atribuam um nome a esse aquário. O nome escolhido é escrito numa placa e esta é colocada no aquário.
- Guia de antecipação: este guia está registado num grande cartaz e visa a antecipação de informação e a formulação de hipóteses. As perguntas são colocadas às crianças e registadas neste guia que mais tarde, depois da leitura, será novamente consultado. 

Durante:
- Leitura expressiva da obra acompanhada das ilustrações que vão sendo coladas num placard onde está representado um aquário. 

Depois:
- Guia de antecipação: voltar ao guia e comparar as respostas prévias com a informação textual (exploração da ideia de tesouro físico ou emocional).
- Diagrama Venn: o diagrama tem a forma de dois aquários. É perguntado às crianças como se sentia o peixinho vermelho antes do peixe negro chegar ao aquário e depois da chegada deste. Trabalham-se assim questões relacionadas com a amizade, a descriminação e os sentimentos. As respostas das crianças são registadas em pequenos peixes que são colados nos respectivos aquários.
- Peixário de ideias: é apresentado às crianças um livro-caixa o qual se pretende que seja uma espécie de um "dicionário de ideias" sobre a amizade. As crianças devem escrever ideias sobre a amizade que serão armazenadas dentro deste livro para futura consulta. 


Momento da leitura da obra com referência às ilustrações


Aquário com nome atribuído pelas crianças

Guia de antecipação (já preenchido) e placard para colar as ilustrações

Diagrama Venn (antes e depois da chegada do peixe negro)

Caixa onde são guardados os peixes para o diagrama

Livro-caixa para guardar as ideias das crianças sobre amizade