terça-feira, 31 de maio de 2011

Encontro de Literatura Infantil e Juvenil

 
Escritores e Ilustradores de Mãos Dadas

Um Trampolim para a Cidadania


Nos dias 1 e 2 de Julho de 2011 irá realizar-se, em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, um encontro de Escritores e Ilustradores promovido pela Editora Trampolim, em colaboração com a referida biblioteca.

Do programa constarão mesas redondas, oficinas de trabalho, apresentações de projectos, bem como encontros e sessões de autógrafos com escritores e ilustradores.

Em paralelo, será também possível comprar livros e visitar uma exposição com trabalhos dos ilustradores Elsa Lé e Horácio Tomé Marques.




Para mais informações: http://www.trampolimedicoes.pt/



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Orelhas de borboleta, Luísa Aguilar

Obra: Orelhas de borboleta
Autor: Luísa Aguilar
Ilustrador: André Neves
Editora: Kalandraka


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.


Ter  as  orelhas  grandes,  o  cabelo  rebelde,  ser  alto  ou  baixo,  magro  ou  rechonchudo...  até  a  mais
insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todos, tanto àqueles que fazem como àqueles que recebem algum comentário depreciativo,
que esse tipo de comportamento é reprovável.

E especialmente para os que são apontados pelos outros, a mensagem que lhes transmite este conto é que convertam  em  positivo  aquilo  que  para  outros  é  motivo  de  gozo.  Porque  se  devem  valorizar  as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos. Porque reconhecer  e  inclusive  reivindicar  a  diferença  nos  fortalece, aceitando-nos  como  somos  e  reforçando  a nossa personalidade. Esse é o primeiro passo para aprendermos a rir-nos de nós próprios...

Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto singelo e cheio de força literária, que transporta o  leitor  para  um  mundo  de  formas,  cores,  emoções  e  sentimentos.  A  figura  materna  destaca-se  como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da  sua  mãe:  aquilo  que  para  os  outros  é  um  defeito,  para  a  Mara  é  uma  vantagem  de  que  os  outros carecem. 

(Fonte: Kalandraka Editora)



Encontros com a Leitura: vencedores do concurso de poesia

No âmbito dos Encontros com a leitura, foi realizado um concurso de poesia que consistia na escrita de um acróstico com a palavra "LEITURA" para os meninos do 1º ciclo, e com a expressão "ENCONTRAR A LEITURA", para os alunos de 2º e 3º ciclos. A adesão foi imensa e os textos produzidos superaram as nossas expectativas. No entanto foi necessário encontrar vencedores. Desta feita, dividimos o 1º ciclo em dois grupos: 1º e 2º anos num grupo, e 3º e 4º anos noutro. Da mesma forma, dividimos o 2º ciclo em dois grupos também: os alunos do 5º ano e os do 6º ano. Por último, e como a adesão não foi tão grande, atribuímos apenas um prémio ao 3º ciclo.

Aqui ficam os textos vencedores, bem como o nome dos seus respectivos autores:

1º ciclo: grupo do 1º e 2º anos


Ler é um bom passatempo,
Ele traz-nos alegria e fantasia,
Imaginação e pensamento.
Ter um livro é como ter um amigo.
Um amigo que me leva ao mundo da imaginação.
Repetir uma aventura, um conto ou uma fábula.
A leitura é nossa amiga!

Inês Tavares, 2ºA


1º ciclo: grupo do 3º e 4º anos


Ler é divertido
E também
Interessante.
Tudo junto,
Une a poesia.
Rara como
A água e a fantasia!

Tomás, 4ºA


2º ciclo: 5º ano


Encaminho-me para um certo sítio,
Nos confins deste grande mundo,
Com os olhos bem abertos
Onde leio sem rumo.
Não tenho rumo nem caminho
Tratando página a página.
Rindo, chorando, gritando...
As palavras vão falando
Reunindo uma grande harmonia.

Ando vagarosamente...

Lendo e inventando uma poesia
Exprimo o que sinto,
Indo até uma grande harmonia.
Trato bem cada palavra
Unindo a maior parte da minha alegria,
Rindo, contando anedotas,
Amando a poesia.

André, 5º C


2º ciclo: 6º ano


Encontra-te com a leitura
Nao te esqueças não!
Concentra-te nesta aventura,
Ouve o teu coração.
Navega nos teus pensamentos
Tendo ou não inspiração.
Ri para ti mesmo
Acredita no teu coração.
Relê a composição,

Age com o coração!

Liberta a tua imaginação
Exclui a desilusão!
Inventa um poema que,
Te toque no coração.
Um romance, uma aventura que,
Reflicta emoção.
Através deste poema, aprendeste uma lição.

Alexandra 6ºA


3º ciclo


Entretanto,
Naquela noite,
Com
O livro
Na mão
Tento perceber a
Razão pela qual
Alguém consegue fazer os outros
Rir, chorar...

Apenas com um livro.

Lendo, pensas que esse livro foi feito
Especialmente para ti.
Imaginas uma história de um príncipe
Tentando
Unicamente salvar a sua princesa da
Rainha má.
Agarrando a felicidade para sempre!

Ana Sofia, 7ºB


PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!!!


Poster onde se anunciam os vencedores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Eu não fui!, Christian Voltz

Obra: Eu não fui!
Autor e Ilustrador: Christian Voltz
Tradução: Dora Isabel Batalim
Editora: Kalandraka


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.


Eu não fui! é um livro de Christian Voltz, editado pela Kalandraka. É uma obra que nos prende às suas páginas, não só pela originalidade e simplicidade do argumento que nos propõe uma bem humorada reflexão sobre a culpa, mas também pelas suas magníficas ilustrações. É um livro recomendado para crianças de todas as idades, e para todos os adultos que ainda saibam ser crianças.


Nem a vaca, nem o burro, nem o pintainho, nem a melga… então, quem foi? Eu não fui de certeza!...E de repente, catapum! A camponesa sofre um inesperado percalço, mas... nem a vaca, nem o burro, nem o pintainho, nem o porco, nem o mosquito, assumem a autoria do sucedido. Então, a responsabilidade do desastre... De quem é?





O autor:


Christian Voltz, nascido em Estrasburgo, em 1967, é escritor, ilustrador, escultor e cineasta. 


Outras obras do autor:




 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aventuras: O mistério da rainha roxa, Evandro e Márcia Morgado

Obra: O mistério da rainha roxa
Autor: Evandro e Márcia Morgado
Ilustrador: José Carlos Torre
Execução gráfica: Tilgráfica


Este livro foi apresentado ao público no  I Congresso de Literatura Infanto-Juvenil e Novas Tecnologias (LITERATIC), no dia 7 de Maio de 2011, aquando da Feira do Livro de Braga.

Esta obra faz-se acompanhar por uma pen drive em jeito de complemento pedagógico e educativo, contendo esta uma aplicação que inclui  o audiolivro, o e-book, o livro multimédia, jogos pedagógicos interativos, recursos educativos (para imprimir), uma aplicação de Realidade Aumentada, etc.

Turmas participantes e datas:
Turmas do 3º e 4º anos do Pico (16 e 31 de Maio de 2011)

Breve descrição das actividades:

Antes da leitura:
- Caixa Mistério: dentro de uma caixa é colocada uma teara, uma boneca vestida com um vestido de princesa/rainha roxo e um saquinho roxo com utensílios de princesa/rainha. A caixa é apresentada às crianças, sendo-lhes perguntado qual o papel daquela personagem na história a ser lida e para que servirão os objectos que a acompanham.
- Realidade Aumentada: fazendo uso do software que acompanha o livro, é apresentado aos alunos o quarto da personagem principal da obra. Clicando nos óculos 3D, abrimos uma janela que utiliza a câmara do computador e nos coloca neste cenário. De seguida, passamos os cartões que acompanham o livro em frente à câmara e a personagem principal, a Regina, aparece em desenho animado e com som, na imagem junto a nós, em diversas situações do seu dia a dia. À medida que vamos mostrando estas situações, pedimos às crianças que tentem relacioná-las, criando um possível enredo da história.

Durante a leitura:
- Leitura da obra, por parte da professora, com recurso ao livro multimédia projectado e ao livro físico. Esta leitura é acompanhada de paragens em momentos oportunos para se debater alguma questão de interpretação ou ligada a vocabulário. 

 
Depois da leitura: 
- Questionário interactivo: fazendo mais uma vez uso do software referido anteriormente, preenchemos, em grande-grupo, o questionário sobre aspectos da história para descobrirmos a "percentagem" de atenção com que estivemos a ouvir a história.
- Baralho Mistério: é apresentado aos alunos um baralho que se intitula "Baralho Mistério". Este baralho servirá para fornecer às crianças a segunda parte do título de uma história que irão criar. Sendo assim, todos os alunos têm a primeira parte do título, que é "O mistério do(a)..." (aludindo ao título da história lida) e, baralhando as cartas e tirando uma à sorte, ficam a conhecer a segunda parte. Com base naquele título irão construir uma história. Estas histórias serão compiladas numa obra intitulada "Histórias de mistério".




Caixa Mistério

Interior da Caixa Mistério

Pen drive e cartões para a aplicação de Realidade Aumentada (acompanham a obra)

Baralho Mistério


sexta-feira, 20 de maio de 2011

É um livro, Lane Smith

Obra: É um livro
Autor: Lane Smith
Ilustrador: Lane Smith
Autor: Editorial Presença


A obra:

O aparecimento de kindles e e-books, entre outras propostas de leitura virtual, bem como a revolução que estas acarretam, fez nascer  inúmeras dúvidas a respeito do futuro do livro. Sem exageros nem falsos moralismos, e com uma componente humorística, mas deixando claro que um livro é um livro por si só, Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças como para adultos, sobre esse objecto mágico e tão desejado, o livro. Ao contrário das novas tecnologias, ele não apita, não interage, não conecta nem twitta, e não precisa de palavra-passe. Nesta obra, o livro é apresentado como um objecto que concentra a sua força na capacidade que a narrativa tem de nos despertar emoções e reacções, prendendo-nos nos seus enredos e nas imagens que nos "plantam" na mente, muitas delas acompanhando-nos toda a nossa vida.


O autor:

Nasceu em Oklahoma, Estados Unidos, em 1959. Estudou artes plásticas e trabalhou cinco anos como empregado de limpeza na Disneylândia, onde  adorava ficar sozinho na casa assombrada. Hoje, além de escrever e ilustrar livros para crianças, Lane faz desenhos para revistas e jornais importantes do seu país. Conheceu Jon Scieszka em 1986, e desde então a vida dos dois nunca mais foi a mesma. A verdadeira história dos três porquinhos! é a primeira criação da dupla. Escrito em 1989, o livro, que chegou a ser rejeitado por diversas editoras, já vendeu milhões de cópias em onze países.


Um vídeo sobre a obra:

Um excerto animado e legendado da obra que originalmente se intitula "It's a book!".


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aventuras: Os Guardiões das Florestas, Evandro e Márcia Morgado

Obra: Os Guardiões das Florestas
Autor: Márcia e Evandro Morgado
Ilustrador: Sebastião Peixoto
Editora: Opera Omnia


Antes de falarmos sobre o trabalho realizado com esta obra nas Aventuras de Leitura e Escrita fiquem com o vídeo de apresentação da mesma.





Turma participante e data:
3º ano (11 de Maio 2011) 

Breve descrição das actividades:

Antes da leitura:
- Maquete da floresta: é apresentada aos alunos uma pequena maquete de uma floresta que surge em cima de algo que não lhes é explicado imediatamente o que seja. Pede-se às crianças que nos digam o que sentem quando caminham na floresta ou quando nela pensam. As suas respostas são registadas em pequenas folhas de árvore que são coladas nas árvores da floresta.
- Book talk: o livro é apresentado às crianças, referindo-se os seus autores e ilustrador, bem como o seu título. Partindo deste último, procura-se trabalhar oralmente o conceito de guardião, tentando descobrir quem serão estes guardiões das florestas.
- Filme de apresentação da obra: fazendo uso de um quadro interactivo ou de um projector, é mostrado às crianças um vídeo de apresentação da obra. No final do visionamento é colocada a questão que aparece no vídeo: achas-te capaz?

Durante a leitura:
- Leitura expressiva da obra, com paragens oportunas para colocar questões e para enunciar/ repetir os 10 mandamentos da irmandade.

Depois da leitura:
- Blogue dos guardiões: visita ao blogue associado à obra e inscrição de todas as crianças como membros da Irmandade dos Guardiões das Florestas. Posteriormente, será dado às crianças um cartão de membro desta mesma Irmandade.
- Uma carta à floresta: é revelado às crianças o que é aquilo no qual a floresta estava apoiada: trata-se de uma caixa de correio, intitulada Correio Florestal. Nesta caixa do correio, as crianças deverão depositar uma carta que escreverão à floresta. Estas cartas serão posteriormente digitalizadas e enviadas para o e-mail dos Guardiões. Estas serão também compiladas numa espécie de livro ao qual será dado o nome de Livro de Correspondência.


Fotografias desta actividade...

Maquete da Floresta e Caixa do Correio Florestal

Pormenor da maquete da floresta

Pormenor da Caixa do Correio Florestal

Maquete com as árvores já com as folhas onde estão inscritas as sugestões dos alunos



Referência ao link para o vídeo de apresentação da obra

Blogue dos Guardiões: inscrição na Irmandade


Manuel António Pina vence Prémio Camões

O poeta, cronista, dramaturgo e romancista Manuel António Pina venceu a 23ª edição do prémio Camões, considerado o principal prémio literário lusófono, anunciou na manhã desta quinta-feira (12 de Maio de 2011) o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, no Rio de Janeiro.

O vencedor de 2011, Manuel António Pina, já publicou dezenas de livros de poesia e de literatura infanto-juvenil. O escritor tem cerca de 40 obras traduzidas para diversos idiomas. Escreveu também obras para o teatro, é jornalista e cronista.

Destacamos aqui algumas das suas muitas obras para a infância, obras essas que fazem sonhar e pensar muitos adultos...


Perguntem aos vossos gatos e aos vossos cães (2002)

História do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, por Manuel António Pina segundo desenhos de Paula Rego (2005)

Histórias que me contaste tu (1999)


O cavalinho de pau do Menino Jesus (2004)

Pequeno livro de desmatemática (2001)

 O têpluquê (1976) 

História com reis, rainhas, bobos, bombeiros e galinhas (1984)

O país das pessoas de pernas para o ar (1973)

O tesouro (1993)

Leiam, e vão ver que não se vão arrepender... Depois contem-nos e partilhem connosco as vossas leituras...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Mistério da Rainha Roxa, Evandro e Márcia Morgado

Esta obra foi apresentada no LITERATIC, tendo sido uma agradável surpresa. Para além de um texto fabuloso e de ilustrações atractivas, este livro faz-se acompanhar de um software denominado "Realidade aumentada" (apenas precisamos da pen drive e dos cartões que são vendidos juntamente com o livro e de um computador com câmara). Esta é uma proposta verdadeiramente inovadora que nos permite ter acesso a um vasto leque de opções, desde a leitura interactiva do livro, à sua audição, passando por várias propostas de actividades.
Uma obra que qualquer criança vai adorar...e qualquer educador vai desejar ter!

Parabéns aos autores e aos parceiros que tornaram este projecto possível!

domingo, 8 de maio de 2011

Literatic - I Congresso de Literatura Infantil e Novas Tecnologias

Decorreu durante este fim-de-semana o LITERATIC - I Congresso de Literatura Infantil e Novas Tecnologias, tendo sido um verdadeiro sucesso. As diferentes comunicação permitiram uma partilha de saberes e opiniões que me pareceram muito frutíferas e enriquecedoras. 

Agradeço o convite dos organizadores deste congresso para nele ter o privilégio de participar e partilhar com pares a experiência fantástica que o projecto Aventuras de Leitura e Escrita me tem proporcionado enquanto educadora e enquanto pessoa.

Ficam aqui 3 vídeos muito interessantes mostrados pelo Professor Fernando Azevedo aquando da sua apresentação neste Congresso. São vídeos que nos mostram esta relação já inevitável entre a Literatura Infantil e as Novas Tecnologias, bem como enfatiza as potencialidades destas últimas. 




Ficamos à espera da segunda edição deste congresso, que tenho a certeza que virá pois foi, é e será sempre uma mais valia neste contexto de investigação/ acção na área da mediação e da literatura infantil.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aventuras: O camaleão preguiçoso, de Vergílio Alberto Vieira

Obra: O camaleão preguiçoso
Autor: Vergílio Alberto Vieira
Ilustrador:Elsa Fernandes
Editora: Trampolim

Livro recomendado pela Casa da Leitura.

Turmas participantes e datas:
3º ano (20 de Outubro de 2010)


Breve descrição das actividades:

Antes:
- Caixa floresta: às crianças é apresentada uma caixa dentro da qual estão ilustrações da obra que representam os diferentes animais que aparecem na mesma. Essas ilustrações vão sendo retiradas da obra e os alunos descrevem-nas e tentam relacionar estes animais e construir uma história oral com os mesmos. 

Durante:
- Leitura expressiva da história recorrendo às ilustrações que foram colocadas num quadro previamente preparado para o efeito.

Depois:
- A arca de Noé: no decorrer da obra lida é feita uma referência à arca de Noé. As crianças são questionadas acerca do que será esta arca e procedesse a uma discussão oral. É então apresentada às crianças uma representação da arca de Noé dentro da qual se encontram diversos animais. Desta feita, os alunos são organizados em pares e para cada par é retirado da arca um animal. Para este animal cada par deverá preencher o seu bilhete de entrada na mesma , atribuindo-lhe um nome e características especiais de história. Devem ainda desenhar uma fotografia do mesmo animal.
- Diário de bordo: Cada aluno deverá escrever uma página do diário de bordo, assumindo a personalidade do animal do qual preencheram o bilhete de entrada. As diversas páginas são compiladas num diário. 

Bilhete de entrada dos animais na Arca de Noé e fotografia

Página do Diário de Bordo

Diário de Bordo